sexta-feira, 4 de março de 2011

A Tasquinha da Leitura

Em parceria com a professora Sandra Gomes, dinamizei uma actividade que suscitou muito interesse por parte de alunos e professores. Assim, a referida actividade, pelo impacto que causou no seio escolar, foi desenvolvida em todas as turmas do 1º ciclo do Agrupamento Paulo Quintela, por solicitação dos professores titulares de turma. A dinâmica da actividade foi estruturada em conformidade com um “restaurante” criando-se um ambiente acolhedor, onde os alunos desfrutaram de momentos aprazíveis e no qual foram servidos livros num “faz de conta” de Restaurante, devidamente decorado com todos os adereços que compõem um verdadeiro restaurante: mesas com toalhas de tecido, ornamentadas com 23 individuais, executados em cartolina e enfeitados com alimentos, e o símbolo do restaurante, copos de iogurte a servir de vasos devidamente pintados, flores executadas com garrafas da água e também criteriosamente pintadas, letras em tamanho grande, plastificadas, para decoração das mesas, tabuleiros para colocar os livros feitos com caixas de papelão e decorados com alimentos referentes a cada prato (entrada, sopa, salada, peixe, carne e sobremesa), dois tabuleiros para servir, elaborados com caixas de cartão, dois blocos de notas, também de cartolina para anotar os pedidos, duas toucas e dois crachás feitos com os guardanapos dos pratos dos bolos, dois aventais de panos da loiça com o nome da tasquinha, pintados à mão, um cartaz em papel cenário adornado com todos os elementos inerentes à tasquinha e 23 ementas executadas em cartolina preta. Cada ementa tinha de seis páginas, correspondendo às seis partes da refeição. “A Tasquinha da Leitura”, foi o nome designado para o referido restaurante onde, ao invés de se servir comida, serviram-se livros que seleccionados nas Bibliotecas das escolas da Mãe D`Água e do Campo Redondo, com o intuito de dar a conhecer a literatura que as mesmas dispõem. Nesta Tasquinha, as crianças tiveram oportunidade de efectivar todos os procedimentos que teriam de efectuar num verdadeiro restaurante. Porém, aqui, em vez de se confeccionarem pratos com alimentos, confeccionaram-se pratos com livros diversos, com temáticas diversificadas. A refeição foi servida, pelas “Tasqueirinhas” Zita e Sandra e era composta por 6 partes: entradas, sopas, saladas, peixes, carnes e sobremesas, devidamente identificadas com os referidos nomes, em tabuleiros de cartão. Em cada tabuleiro que correspondia às diferentes partes da refeição foram colocados seis livros. É de referir que houve a preocupação de seleccionar os livros, em função das partes que constituíram a refeição. Depois de escolhidos os “pratos” – livros, as crianças folhearam, observaram os elementos paratextuais e as imagens, leram o título e o que mais lhe agradou do mesmo, primeiro em silêncio, “saboreando” música, letras, palavras, frases… e posteriormente um, a um, leu em voz alta, o título e um parágrafo ou dois, para dar a conhecer aos colegas o seu “prato” (livro) e despertar o interesse pelo mesmo. Foi seleccionada música apropriada para tornar o ambiente mais acolhedor. A actividade culminou com a entrega de rebuçados e depois com a leitura das mensagens, que cada bombom trazia. Também, e à semelhança de um restaurante, foi distribuída a conta que correspondeu à avaliação da referida actividade. Executaram fichas com componente lúdica, adequadas a cada ano de escolaridade. Os alunos de 3º e 4ºanos, preencheram ainda a ficha técnica do seu livro, referindo todos os elementos paratextuais do mesmo.

Sem comentários: