quinta-feira, 17 de março de 2011

Pimpona a galinha tonta - M. Carolina Pereira Rosa

“A leitura de um grande livro é muito mais rica que assistir a um grande filme.” Steven Spielberg
Para este conto e à semelhança dos que desenvolvi anteriormente, executei fantoches com material de desperdício. Os proprietários da quinta: a dona Balbina, o senhor Belmiro e o filho foram concebidos com pacotes do leite, lã, meias de nylon, embalagens pequenas de meias, tecidos, papel autocolante colorido e esferas de esferovite. Para as aves da capoeira utilizei pratos de cartão, mata-moscas de várias cores, cartolinas coloridas e cartolina Bristol, lápis de pastel seco, marcadores, fitas e uma caixa de bombons vazia. Fiz ainda, um fantocheiro para proceder à exploração do conto teatralizado. É importante realçar a ideia, de que um conto teatralizado adquire um significado diferente, propiciando às crianças através do lúdico, momentos de liberdade, prazer, sonho e aventura. Assim, Reconhecendo, que este conto merecia ser trabalhado na dimensão teatral, pela particularidade do conteúdo e das personagens, desenvolvi toda a dinâmica neste sentido. Tive a preciosa colaboração da professora Sandra Gomes, que me ajudou a dar vida a todas as personagens do conto, atrás do fantocheiro. Refiro a professora Sandra, porque sempre que é possível conciliar o horário de ambas, ajudamo-nos mutuamente. Trabalhamos em parceria, principalmente nas Escolas do Meio Rural (EB1 de Rossas, EB1 de Espinhosela e EB1 de Rebordãos), actividades que podem ser interligadas aos projectos que desenvolvemos. Deste modo, dramatizámos o conto e posteriormente na aula da professora Sandra, trabalhámos no computador tarefas relacionadas com a história. No final da história projectou-se um karaoke intitulado “doidas, doidas, andam as galinhas”, com a visualização de um vídeo-clip, que veio trazer muita animação. Logo de seguida, houve encenação da música com gestos e dança, num palco cheio de alunos e professores. Posteriormente, as crianças Ilustraram o conto com referência às diferentes cores da galinha, nas suas diversas transformações. Os alunos do 2º,3º e 4ºanos executaram um acróstico, com o nome da galinha (PIMPONA). Depois, os alunos, manipularam os fantoches e ficaram radiantes.
Este conto correu muito bem e as crianças foram unânimes em demonstrar uma grande satisfação, passando a transcrever as palavras já proferidas, mais vezes, em outros contos: “não gostámos do conto, a-d-o-r-á-m-o-s.” As professoras das turmas também denotaram contentamento e como sempre elogiaram todo o trabalho e empenho.


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