segunda-feira, 21 de março de 2011

O gato comilão - Perica Patacrúa

“Os livros são os túmulos dos que não podem morrer” George Crabbe

O cenário que expus para a exploração deste conto foi a apresentação de uma mesa guarnecida com uma pequena toalha, uma panela, uma taça de sobremesa, um saco do pão, três caixinhas decorativas que continham cartões de imagens, de palavras e de letras e um gatinho tigre, executado com uma caixa de sapatos. Conversei com as crianças sobre toda aquela encenação, conduzindo-as à descoberta do título do conto. Depois desta apresentação foi fácil desvendar o título, e, em todas as turmas houve crianças que o adivinharam. Mostrei o livro e os alunos ficaram muito agradados, quando constataram que acertaram no verdadeiro título. Explorei a imagem da capa e os elementos da mesma (título, autor, ilustrador), lombada e contracapa. Li a história com paragens frequentes, para que os alunos memorizassem a sequência dos acontecimentos e das personagens. Em simultâneo com a leitura e em jeito de encenação, fui apresentando imagens e fantoches, executados com cartolinas e mata-moscas. Explorei a história e de seguida, as crianças dramatizaram-na com a manipulação dos fantoches. Enquanto os alunos representavam, iam perguntando ao gato porque estava tão gordo e o gato respondia dizendo por ordem, o que já tinha comido. No final, o gato disse a ordem das personagens que havia comido, do fim para o princípio. Para finalizar a aula, desenvolvi um jogo com os alunos para estimular a concentração, e a memorização. Se os alunos individualmente, conseguissem verbalizar a ordem das personagens do principio para o fim e do fim para o início, sem se enganar, obtinham um ponto, mas se errassem, perderiam também um ponto. Assim, o prémio foi o acumular de pontos que os ajudaram a vencer o jogo. Numa segunda aula, fiz com as crianças mais dois jogos relacionados com o conto, os quais foram muito apreciados pelos alunos: A “Refeição com cartõezinhos de imagens e de palavras” e “ O saquinho das personagens”. Ilustraram o conto.










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