sexta-feira, 25 de março de 2011

Eco e o Natal Verde no Planeta Azul

«Ler é abraçar as personagens e viver as suas aventuras»
Teve inicio esta aula, com a audição de uma melodia de natal, em CD, para predispor as crianças. Explorou-se de forma simples, o conteúdo da canção e de todo o cenário envolvente: uma mesa junto ao quadro com adereços relacionados com o conto: ecopontos executados com caixas e forrados de acordo com as cores estabelecidas, fantoches feitos de materiais recuperados, árvores de natal elaboradas com papel kraft, (21 árvores e 397 bolinhas coloridas, devidamente recortadas, onde cada criança escreveu a mensagem sobre o ambiente ou sobre o natal, tendo sido colocadas nas respectivas árvores e deixadas nos placards de cada turma), chapéu de palha para o narrador decorado de acordo com a época natalícia…, para que os alunos pudessem descobrir o tema da história. Posto isto, teatrealizei o conto, com a ajuda da professora Sandra Gomes, recorrendo aos fantoches, também executados com materiais de desperdício como já referi. Fez-se de seguida, a exploração do conto, realçando a preocupação do menino da história, o ECO, com o ambiente, evidenciando mensagens pedagógicas sobre reciclagem, separação dos lixos, a importância da partilha e da solidariedade social... Assim, sensibilizaram-se as crianças para uma consciência coerente e ecológica, desafiando-as à criação de objectos, a partir do reaproveitamento de materiais usados, para em tempo oportuno, serem exibidos numa exposição. Para além deste desafio, enfatizaram-se atitudes de partilha, solicitando aos alunos o envolvimento numa missão importante: a recolha de brinquedos e livros seus, mas usados, para oferecerem aos meninos mais desfavorecidos do nosso Agrupamento. Eu e professora Sandra executámos com material de desperdício nove Brinquedões e colocámos um em cada escola. Rapidamente ficaram repletos de muitos brinquedos. Embrulhámo-los todos e fizemos um levantamento dos alunos carenciados de cada turma, junto dos professores, e, no último dia de aulas entregámo-los aos docentes, para que os oferecessem às crianças em data e situação oportuna, sem causar constrangimentos. Tivemos a preocupação de trocar os brinquedos de escola, para escola, por forma a não correr o risco das crianças reconhecerem os seus brinquedos. A aula terminou com a audição de novo, do CD de natal, proporcionando às crianças um momento mágico. Entoaram a canção, improvisando uma coreografia com gestos. Finalmente, retiraram de uma caixinha decorada com motivos de natal, bombons. Todos os alunos ouviram a história com muita atenção e admiração e foi surpreendente a forma como todos se empenharam na tarefa da recolha e partilha dos seus próprios brinquedos.


Este conto foi adaptado, no sentido de trabalhar atitudes e valores relacionados com a solidariedade e o respeito pelo ambiente e também para motivar as crianças à construção de uma história em rede, que irá envolver todas as turmas do 1º ciclo do Agrupamento, intitulada: “O Pequeno Eco”.

Sem comentários: