
“Ler é ver o luar, as estrelas a piscar, a lua a caminhar e o céu a flutuar!”
Este pequeno conto, foi extraído do livro “101 histórias para crianças”, de Anne Marie Dalmas e apresentei-o a três turmas: LO1 – 1º ano – EB1 do Loreto, MA1 – 1ºano e MA2 – 2ºano – EB1 Mãe D`Água, no mês de Novembro. Os alunos visualizaram uma imagem procurando através da mesma antecipar o título da história. Depois dialogámos sobre o livro e li alguns títulos das histórias nele contidas, tendo as mesmas suscitado muito interesse por parte das crianças. De seguida, fiz a leitura expressiva do conto e explorei-o através de questões orais. Posteriormente e sabendo do interesse das crianças pelo livro, entreguei-o aos alunos e em grupos de dois, apreciaram-no, manipularam-no, folhearam-no e observaram as imagens. Sequenciaram a história a partir de frases desordenadas. Esta sequenciação fez-se a partir da leitura pausada e em voz alta de cada pedacinho do conto, numerando-os conforme a opinião das crianças. De vez em quando, ia alterando a ordem das frases para aferir o grau de atenção dos alunos. Esta estratégia resultou muito bem porque eles conseguiram facilmente ordenar todos os “bocados” do conto. Concluída a tarefa de reconstrução da pequena história, li-a novamente e com a ajuda dos alunos colámos a história em “postas” numa folha de Outono, que executei em cartolina. Finalmente, procedeu-se a um jogo de palavras e frases sobre o conto, que consistiu no seguinte: Entreguei a cada criança uma folha de Outono recortada em cartolina e com uma letra conhecida dos alunos, impressa na referida folha. Ao mesmo tempo, entreguei também um pedacito de papel que continha esta frase: “Um dia de Outono fui ajudar a mosca a abrigar-se numa folhinha e vi ------------? Li em voz alta a frase enigmática e cada criança respeitando a sua vez e identificando a sua letra, ia dizendo uma palavra iniciada pela respectiva letra, relacionada com o conto e com o Outono. Escrevi no quadro as palavras que os alunos disseram e de seguida, copiaram-nas para o pedaço de papel, concluindo o enigma e também as ilustraram. Depois disto, colaram a frase na folhinha de cartolina e colocámos todas as folhas, na folha de Outono, executada em cartolina. Ficou um painel muito atractivo e as crianças não se cansavam de mostrar umas às outras a sua folha com a frase que cada um completou. Apreciaram muito a história e todas as acções desenvolvidas.
“O Outono Voltou” - Anne Marie Dalmas
Era uma vez uma mosca chamada Outonina. Nos dias em que chovia e o vento soprava forte, abrigava-se debaixo das folhas caídas das árvores e não se atrevia a voar.
Durante os meses em que o frio era mais intenso, vivia triste, cheia de medo e quase não conseguia dormir. Não podia sair debaixo da sua folhinha, porque corria grande perigo, o vento podia levá-la para muito longe.
Cada vez que adormecia debaixo da folha de uma árvore, era acordada em sobressalto por uma sacudidela brutal, e depois arrastada, juntamente com a cama, no centro de um turbilhão gelado, para finalmente ir cair, estonteada, mais moída que uma salada, na erva do chão.
Uma manhã, uma tormenta mais violenta que costume, levou-a, a ela e a folha de carvalho, que lhe servia de colchão, num terrível pé-de-vento.
O vento sacudiu-a revolveu-a, e revirou-a em todas as direcções e Outonina ficou agoniada. De repente mais uma rajada de vento atirou-a ao chão, à beira do caminho. E à sua volta a mosca viu dezenas e centenas de folhas, vermelhas, amarelas, ressequidas, dançando na poeira.
A senhora Mosca, então, soltou um suspiro e percebeu que o Outono tinha voltado e com ele esse grande vento turbulento que tudo levava na passagem. Então, arranjou num instante a bagagem, e correu a abrigar-se na cabana do jardineiro. Apesar de cheirar a bafio e a fechado, na cabana do jardineiro, a mosca ficou feliz e decidiu que quando houvesse ventos e nevões, ficaria ali abrigada e dormiria sossegada, em vez de andar aos trambolhões…”
Este pequeno conto, foi extraído do livro “101 histórias para crianças”, de Anne Marie Dalmas e apresentei-o a três turmas: LO1 – 1º ano – EB1 do Loreto, MA1 – 1ºano e MA2 – 2ºano – EB1 Mãe D`Água, no mês de Novembro. Os alunos visualizaram uma imagem procurando através da mesma antecipar o título da história. Depois dialogámos sobre o livro e li alguns títulos das histórias nele contidas, tendo as mesmas suscitado muito interesse por parte das crianças. De seguida, fiz a leitura expressiva do conto e explorei-o através de questões orais. Posteriormente e sabendo do interesse das crianças pelo livro, entreguei-o aos alunos e em grupos de dois, apreciaram-no, manipularam-no, folhearam-no e observaram as imagens. Sequenciaram a história a partir de frases desordenadas. Esta sequenciação fez-se a partir da leitura pausada e em voz alta de cada pedacinho do conto, numerando-os conforme a opinião das crianças. De vez em quando, ia alterando a ordem das frases para aferir o grau de atenção dos alunos. Esta estratégia resultou muito bem porque eles conseguiram facilmente ordenar todos os “bocados” do conto. Concluída a tarefa de reconstrução da pequena história, li-a novamente e com a ajuda dos alunos colámos a história em “postas” numa folha de Outono, que executei em cartolina. Finalmente, procedeu-se a um jogo de palavras e frases sobre o conto, que consistiu no seguinte: Entreguei a cada criança uma folha de Outono recortada em cartolina e com uma letra conhecida dos alunos, impressa na referida folha. Ao mesmo tempo, entreguei também um pedacito de papel que continha esta frase: “Um dia de Outono fui ajudar a mosca a abrigar-se numa folhinha e vi ------------? Li em voz alta a frase enigmática e cada criança respeitando a sua vez e identificando a sua letra, ia dizendo uma palavra iniciada pela respectiva letra, relacionada com o conto e com o Outono. Escrevi no quadro as palavras que os alunos disseram e de seguida, copiaram-nas para o pedaço de papel, concluindo o enigma e também as ilustraram. Depois disto, colaram a frase na folhinha de cartolina e colocámos todas as folhas, na folha de Outono, executada em cartolina. Ficou um painel muito atractivo e as crianças não se cansavam de mostrar umas às outras a sua folha com a frase que cada um completou. Apreciaram muito a história e todas as acções desenvolvidas.
“O Outono Voltou” - Anne Marie Dalmas
Era uma vez uma mosca chamada Outonina. Nos dias em que chovia e o vento soprava forte, abrigava-se debaixo das folhas caídas das árvores e não se atrevia a voar.
Durante os meses em que o frio era mais intenso, vivia triste, cheia de medo e quase não conseguia dormir. Não podia sair debaixo da sua folhinha, porque corria grande perigo, o vento podia levá-la para muito longe.
Cada vez que adormecia debaixo da folha de uma árvore, era acordada em sobressalto por uma sacudidela brutal, e depois arrastada, juntamente com a cama, no centro de um turbilhão gelado, para finalmente ir cair, estonteada, mais moída que uma salada, na erva do chão.
Uma manhã, uma tormenta mais violenta que costume, levou-a, a ela e a folha de carvalho, que lhe servia de colchão, num terrível pé-de-vento.
O vento sacudiu-a revolveu-a, e revirou-a em todas as direcções e Outonina ficou agoniada. De repente mais uma rajada de vento atirou-a ao chão, à beira do caminho. E à sua volta a mosca viu dezenas e centenas de folhas, vermelhas, amarelas, ressequidas, dançando na poeira.
A senhora Mosca, então, soltou um suspiro e percebeu que o Outono tinha voltado e com ele esse grande vento turbulento que tudo levava na passagem. Então, arranjou num instante a bagagem, e correu a abrigar-se na cabana do jardineiro. Apesar de cheirar a bafio e a fechado, na cabana do jardineiro, a mosca ficou feliz e decidiu que quando houvesse ventos e nevões, ficaria ali abrigada e dormiria sossegada, em vez de andar aos trambolhões…”
Sem comentários:
Enviar um comentário