
O meu trabalho à volta desta história foi desenvolvido em duas aulas e teve várias expressões. Uma delas foi possibilitar às crianças, pelo diálogo, depois de observarem um cartaz feito em papel cenário, a descoberta do título do conto. Registaram-se no quadro os títulos e por unanimidade os alunos escolheram o que mais se aproximou da imagem observada. De seguida, colocou-se o cartaz com a imagem da lua e o título impresso no topo, numa posição bastante elevada. Depois, procedeu-se à leitura da história com os diferentes animais executados com material de desperdício. Em simultâneo com a leitura da mesma, foram-se colocando os animais, no quadro, sobrepostos, até alcançarem a Lua. Atingida a lua, explorou-se o conto fazendo-se a interdisciplinaridade com as áreas curriculares (Estudo do Meio, Língua Portuguesa e Matemática). Abordou-se ainda o valor da amizade, a entreajuda, e a importância da recolha selectiva de materiais, partindo dos animais executados intencionalmente em material reaproveitado, com o intuito de alertar as crianças para uma consciência ecológica, e consequentemente para o bem do planeta.
Para finalizar esta aula as crianças participaram num jogo de leitura e escrita de palavras. Executaram-se em cartolina, tantas Luas como o nº de alunos das turmas (24 luas). Foi utilizada a técnica de pintura esponjada com guaches e esponjas e plastificadas as luas para não se danificarem. Em cada lua aplicou-se uma tira de cartolina com provérbios relacionados com a mesma. Colocaram-se as luas dentro de uma caixinha e, cada aluno, retirou uma, leu o provérbio, interpretou-o oralmente, escreveu-o e ilustrou-o no seu caderno diário. Para esta acção dividiram-se os alunos por grupos para estarem todos a trabalhar. Assim, o grupo um, escreveu dentro da lua, no cartaz que serviu de motivação, os sabores que idealizam para a mesma; o grupo dois ilustrou o conto, numa folha A4 e cada criança escreveu uma frase sobre o conto; o grupo três escreveu numa folha de cartolina os títulos que sugeriram para o conto. Todas as crianças foram rodando e participando nestas três tarefas. Na 2ª aula apresentaram-se os provérbios que já tinham sido trabalhados na aula anterior, em “postas”. Os referidos provérbios foram executados em cartolinas de cores variadas e plastificados. Mantiveram-se os grupos e distribuiram-se a cada grupo um conjunto de provérbios. Fez-se aqui um pequeno jogo de competição. Pediu-se aos alunos que completassem os provérbios e seria vencedor o grupo que terminasse em primeiro lugar. Estas actividades foram desenvolvidas com os alunos de 3º,e 4º anos. A aula culminou com uma surpresa. Um aluno de cada vez e de olhos fechados, retirou um bombom de uma caixa e saboreou-o como se, do sabor da lua se tratasse. Depois, observaram o papel do bombom e disseram o nome do fruto que cada um continha. Para os alunos de 1º e 2ºanos as actividades foram obviamente diferentes. Assim, ao invés de se colocarem os provérbios no interior das pequenas luas executadas, pintadas e plastificadas, pôs-se uma tira de cartolina com duas ou três palavras impressas com as letrinhas já conhecidas e relacionadas com a história. As Luas foram colocadas numa caixinha e, cada aluno retirou uma, leu em voz alta as palavras soltas e escreveu uma frase no seu caderno diário, utilizando todas as palavras que tinha a sua lua. Depois, ilustraram as respectivas frases. No cartaz utilizado para a motivação do conto, as crianças escreveram a frase que elaboraram, no exterior da lua, que aí estava desenhada. No interior da mesma, escreveram o nome do alimento, que cada criança apreciava mais e que desejava como sabor da lua. Para que melhor resultasse esta acção, escreveu-se no quadro, o nome de alguns alimentos, com palavras que as crianças já sabiam ler e escrever (uva, pão-de-ló, limão, tomate, coco, cacau, nabo, melão, pipoca, romã, café e leite, bolo-rei, bolo de canela e nata, ovo, lula, pato, sopa, sumo, banana, couve, meloa, rabanete, pepino, cogumelo, queque de nata, queijo,…). As crianças leram em voz alta, todas as palavras e de seguida, uma criança de cada vez, foi ao quadro escolher e rodear, de entre todas aquelas palavras, a que mais gostava para o sabor da lua. Depois escreveram a palavra no seu caderno e posteriormente no interior da lua como já foi referido. Concluída a parte escrita, os alunos leram em voz alta as frases. Finalmente, e, em algumas turmas desenvolveu-se com as crianças, uma actividade de expressão plástica. Com esponjinhas, guaches e digitinta, pintaram no cartaz previamente elaborado, o interior da lua e o exterior – o céu. Também receberam bombons e o procedimento foi igual ao dos alunos do 3º e 4ºanos. As crianças adoraram a história e os animais executados em material recuperado. Participaram com muito, muito empenho e entusiasmo em todas as actividades. Foi muito gratificante para mim, constatar o interesse e a alegria com que os alunos se envolveram em todas as acções desta maravilhosa história.
Títulos sugeridos pelos alunos pela observação da imagem da capa do conto





Para finalizar esta aula as crianças participaram num jogo de leitura e escrita de palavras. Executaram-se em cartolina, tantas Luas como o nº de alunos das turmas (24 luas). Foi utilizada a técnica de pintura esponjada com guaches e esponjas e plastificadas as luas para não se danificarem. Em cada lua aplicou-se uma tira de cartolina com provérbios relacionados com a mesma. Colocaram-se as luas dentro de uma caixinha e, cada aluno, retirou uma, leu o provérbio, interpretou-o oralmente, escreveu-o e ilustrou-o no seu caderno diário. Para esta acção dividiram-se os alunos por grupos para estarem todos a trabalhar. Assim, o grupo um, escreveu dentro da lua, no cartaz que serviu de motivação, os sabores que idealizam para a mesma; o grupo dois ilustrou o conto, numa folha A4 e cada criança escreveu uma frase sobre o conto; o grupo três escreveu numa folha de cartolina os títulos que sugeriram para o conto. Todas as crianças foram rodando e participando nestas três tarefas. Na 2ª aula apresentaram-se os provérbios que já tinham sido trabalhados na aula anterior, em “postas”. Os referidos provérbios foram executados em cartolinas de cores variadas e plastificados. Mantiveram-se os grupos e distribuiram-se a cada grupo um conjunto de provérbios. Fez-se aqui um pequeno jogo de competição. Pediu-se aos alunos que completassem os provérbios e seria vencedor o grupo que terminasse em primeiro lugar. Estas actividades foram desenvolvidas com os alunos de 3º,e 4º anos. A aula culminou com uma surpresa. Um aluno de cada vez e de olhos fechados, retirou um bombom de uma caixa e saboreou-o como se, do sabor da lua se tratasse. Depois, observaram o papel do bombom e disseram o nome do fruto que cada um continha. Para os alunos de 1º e 2ºanos as actividades foram obviamente diferentes. Assim, ao invés de se colocarem os provérbios no interior das pequenas luas executadas, pintadas e plastificadas, pôs-se uma tira de cartolina com duas ou três palavras impressas com as letrinhas já conhecidas e relacionadas com a história. As Luas foram colocadas numa caixinha e, cada aluno retirou uma, leu em voz alta as palavras soltas e escreveu uma frase no seu caderno diário, utilizando todas as palavras que tinha a sua lua. Depois, ilustraram as respectivas frases. No cartaz utilizado para a motivação do conto, as crianças escreveram a frase que elaboraram, no exterior da lua, que aí estava desenhada. No interior da mesma, escreveram o nome do alimento, que cada criança apreciava mais e que desejava como sabor da lua. Para que melhor resultasse esta acção, escreveu-se no quadro, o nome de alguns alimentos, com palavras que as crianças já sabiam ler e escrever (uva, pão-de-ló, limão, tomate, coco, cacau, nabo, melão, pipoca, romã, café e leite, bolo-rei, bolo de canela e nata, ovo, lula, pato, sopa, sumo, banana, couve, meloa, rabanete, pepino, cogumelo, queque de nata, queijo,…). As crianças leram em voz alta, todas as palavras e de seguida, uma criança de cada vez, foi ao quadro escolher e rodear, de entre todas aquelas palavras, a que mais gostava para o sabor da lua. Depois escreveram a palavra no seu caderno e posteriormente no interior da lua como já foi referido. Concluída a parte escrita, os alunos leram em voz alta as frases. Finalmente, e, em algumas turmas desenvolveu-se com as crianças, uma actividade de expressão plástica. Com esponjinhas, guaches e digitinta, pintaram no cartaz previamente elaborado, o interior da lua e o exterior – o céu. Também receberam bombons e o procedimento foi igual ao dos alunos do 3º e 4ºanos. As crianças adoraram a história e os animais executados em material recuperado. Participaram com muito, muito empenho e entusiasmo em todas as actividades. Foi muito gratificante para mim, constatar o interesse e a alegria com que os alunos se envolveram em todas as acções desta maravilhosa história.
Títulos sugeridos pelos alunos pela observação da imagem da capa do conto
Sem comentários:
Enviar um comentário