Apresentei o livro, dialoguei sobre a imagem da capa e os elementos da mesma (título, autor, ilustrador), a lombada e a contracapa. Li o conto encenando-o com os fantoches (cinco ratinhos confeccionados com caixas de bolachas e de leite). Fiz paragens frequentes, para que os alunos apreciassem a sua sonoridade e reflectissem na mensagem explícita do conto. As crianças viram as ilustrações com admiração e ainda tiveram oportunidade de manter um diálogo comigo acerca da história. De seguida, teatralizaram o conto recorrendo também à manipulação dos fantoches. Depois de conhecerem o ratinho Frederico, que afinal era um poeta, abordei de uma forma muito simples, o género textual – A Poesia. Escrevi no quadro a palavra POESIA e questionei-os sobre o significado da mesma. Surgiram uma "chuva" de ideias traduzida em palavras, que imediatamente escrevi no quadro.e todos fizeram uma rima. De uma caixa denominada “ A caixinha das surpresas”, saíram uns cartões de imagens legendadas, a rimarem entre si. Leram as palavrinhas impressas nos cartões, fez-se a divisão silábica dessas palavras, para que compreendessem que as sílabas representam partes sonoras da fala. Com a ajuda dessas imagens e dessas palavras, foram feitas rimas, para verificar se a turma compreendeu o significado desse conceito, tendo cada criança elaborado a sua própria frase com rima. Contudo, antes de iniciar esta actividade expliquei o que significava a RIMA. Finalmente, através do lúdico, realizaram um jogo intitulado “jogo das rimas”, semelhante a um jogo de cartas, do qual resultou: “A poesia da turma com os seus nomes”. Os alunos fizeram versos rimados com os seus nomes. Adoraram o conto e todas as actividades apresentadas.














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